O projeto Recicla Sapucaí tem como objetivo evitar o descarte incorreto de resíduos recicláveis durante os desfiles na Sapucaí.
Ao todo, serão 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros espalhadas pela passarela do samba, para que o público possa depositar os resíduos. Agentes também serão distribuídos pela plateia para conscientizar os consumidores no descarte correto.
Todo material recolhido será revertido em renda para os próprios catadores. No ano passado (2022), foram coletadas 8 toneladas de latinhas na Sapucaí e este ano a previsão aumenta, está previsto a coleta de 8 a 10 toneladas.
O projeto é uma parceria da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) do Rio de Janeiro e o Sistema Fecomércio do estado Sesc RJ e Senac RJ.
O presidente da Liesa disse que “a parceria vai trazer uma amplitude maior ao nosso trabalho, porque nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”.
| Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa