Baixada Fluminense

Programa Empoderadas inaugura novo polo em Mesquita na Baixada Fluminense

Iniciativa oferece acolhimento a vítimas de violência com suporte psicológico, jurídico e cursos profissionalizantes

Na última quinta-feira (18), às 18h, o Programa Empoderadas abriu um novo polo de atendimento em Mesquita, na Baixada Fluminense. A inauguração ocorreu após dados apontarem um aumento significativo nos índices de violência contra mulheres na região. O projeto, que já conta com mais de 60 unidades no Rio de Janeiro, oferece uma rede de apoio abrangente que inclui suporte psicológico e jurídico, além de promover a autoestima das participantes.

O Programa Empoderadas disponibiliza uma assistência multidisciplinar voltada para todas as esferas da vida das mulheres atendidas, abrangendo aspectos sociais, jurídicos e psicológicos. Visando interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres, a iniciativa oferece cursos profissionalizantes que capacitam as participantes a alcançar a independência financeira e a viver de forma digna. O projeto também inclui treinamento em técnicas de enfrentamento à violência e identificação de sinais de agressão no cotidiano.

Interessadas em participar do programa podem se inscrever através de um link disponível nas redes sociais da iniciativa ou comparecer ao polo em Mesquita, localizada na Rua Eliseu de Alvarenga, nº 307. Para mais informações, visite o site da instituição – programaempoderadas.rio.br –. Em casos de violência, denuncie ligando para 180 ou 190

Sobre o programa

O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, criado em 2019 por Erica Paes, superintendente do Empoderadas e especialista em segurança feminina, é uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com a Lei Estadual nº 9.985 de 7 de novembro de 2022. Ele busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 5, promovendo a igualdade de gênero.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, o programa oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano.

A metodologia do programa é baseada na prevenção composta por profissionais preparados para a escuta ativa e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A partir da inserção no Programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica.

Por fim, com o objetivo de interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres, o Programa Empoderadas oferece cursos profissionalizantes, visando fornecer as ferramentas necessárias para que possam conquistar a independência financeira e levar uma vida digna e plena.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa