Na última terça-feira, 9 de julho de 2024, aconteceu uma importante reunião na Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) para discutir as atualizações e os encaminhamentos do projeto da Casa de Memória Marinheiro João Cândido. O encontro foi liderado pelo presidente da FUNARJ, Dr. Jackson Emerick, e contou com a participação de diversos representantes e parceiros do projeto.
https://twitter.com/C3Portal/status/1811076448486117477
Entre os principais tópicos discutidos na reunião estavam o acervo para a Casa de Memória e a colaboração com a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. Estiveram presentes o Sr. Candinho e o Sr. Alípio, da União dos Militares Negros Ativos (UMNA). A reunião também definiu um desdobramento significativo: uma visita ao Sr. Candinho, que será realizada nesta sexta-feira.
Durante a visita ao Sr. Candinho, será levada a equipe da TV ALERJ para registrar e documentar o encontro, destacando a importância do projeto e suas futuras contribuições para a memória histórica e cultural do Rio de Janeiro.
Além disso, foi apresentado o projeto definitivo da arquitetura da Casa de Memória, com destaque para a fachada. Dr. Jackson Emerick ressaltou que o projeto executivo está em andamento e está sendo desenvolvido em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP).
Para Adriano Dias da ComCausa, “a doação do acervo do Sr. Candinho à FUNARJ marca um passo monumental na preservação da memória de João Cândido. Este projeto não é apenas sobre construir uma casa, mas sim sobre eternizar a história de um líder que lutou pela justiça e igualdade. A Casa de Memória Marinheiro João Cândido será um farol para nossa cultura afro-brasileira e uma inspiração para as futuras gerações.”
A Casa de Memória Marinheiro João Cândido é um projeto que visa homenagear e preservar a memória de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e sua importância histórica para o Brasil. A FUNARJ e todos os envolvidos estão comprometidos em tornar este projeto uma realidade, contribuindo para a valorização da história e cultura afro-brasileira.