A defesa da democracia e dos direitos humanos será o foco da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que será relançada nesta quarta-feira (6), no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
O evento, que tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, contará com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, e da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga. A Mostra, que começou em 2006 e foi interrompida em 2018, retorna em 2023 com o apoio do MinC.
Na cerimônia de lançamento, o ministro Silvio Almeida fará uma palestra sobre as ações do MDHC na área de educação, cultura e produção de dados e evidências em direitos humanos. Além disso, serão anunciados o site da 13ª Mostra, um selo comemorativo em homenagem a Luiz Gama – resultado de uma parceria entre o MDHC e os Correios, e o edital de chamamento do evento.
O cineasta Silvio Tendler é o homenageado desta edição. O público poderá assistir, em primeira mão, a um trecho do seu novo filme, “Memória e Exílio”, gravado no Chile em setembro de 2023, durante as celebrações dos 60 anos do golpe de Augusto Pinochet.
A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos terá exibição de filmes e oficinas de cinema e educação. As atividades começam em dezembro, com a formação de professores que aprenderão a usar os filmes como recurso pedagógico. A programação segue até março de 2024, com exibições gratuitas nas 26 capitais e no Distrito Federal e em locais descentralizados nos estados.
Serviço: Lançamento da 13º Mostra Cinema e Direitos Humanos
Data: 6 de dezembro│16h
Local: Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói (RJ).