Universidade de Meriti dará nome de auditório ao Marinheiro João Cândido

Arte no muro onde morava João Cândido em São João de MEriti | ComCausa

Em uma celebração de história e resistência, a Universidade Estácio de Sá, unidade Vilar dos Teles, anunciou na última terça-feira, 23 de julho, o início de um novo ciclo da exposição dedicada ao legado de João Cândido, o líder da Revolta da Chibata. A universidade também anunciou a criação do auditório “Marinheiro João Cândido” em homenagem a ele.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de movimentos sociais e Cândido Felisberto, filho de João Cândido, que representou a família na ocasião. Durante o evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais da ComCausa, foi anunciado que o auditório da instituição passará a se chamar “Marinheiro João Cândido”, em tributo a esse ícone histórico.

A exposição, que faz parte de uma série itinerante, estará disponível na biblioteca da universidade e oferece ao público uma coleção de documentos históricos, fotografias e objetos pessoais que narram a trajetória de João Cândido, também conhecido como “Almirante Negro”. A mostra destaca a importância de sua liderança na Revolta da Chibata, um marco na luta pelos direitos dos marinheiros brasileiros no início do século XX, e o impacto de suas ações na sociedade e nas políticas navais da época.

“A história de João Cândido é um exemplo de coragem e resistência contra a injustiça. Esta homenagem é uma forma de manter viva a memória de sua luta e inspirar as novas gerações a seguirem seu exemplo de luta por direitos e justiça social”, declarou Adriano Dias, da ComCausa.

A entrada para a exposição é gratuita, proporcionando uma oportunidade para estudantes, pesquisadores e o público em geral aprofundarem seu conhecimento sobre essa figura histórica e refletirem sobre seu legado duradouro.

Semana de atividades antirracistas e compromisso coletivo

A inauguração da exposição sobre João Cândido marcou o início de uma série de eventos organizados pela ComCausa, focados no debate sobre o racismo e na valorização da população negra. As atividades visam promover uma reflexão crítica sobre as questões raciais no Brasil, destacando a importância da resistência cultural e histórica na luta contra a discriminação. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre as próximas atividades e participe desta semana de reflexão e conscientização.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: No dia 25 de julho, às 15 horas, haverá um evento na Universidade Estácio de Sá para celebrar a luta contra o racismo e a violência de gênero e raça, homenageando figuras como Glória Regina e Zeelândia Cândido > Saiba mais aqui!

Lançamento do Álbum “PERPÉTUO” do Black Pantera: No dia 26 de julho, às 20h, a Heavy Beer em Praça da Bandeira sediará o show de lançamento do álbum, com a participação das bandas Pavio, Simetria Zero e Facing Fear. Durante o evento, a ComCausa distribuirá material sobre o que fazer após sofrer racismo ou intolerância religiosa e lançará uma nova página na internet > Saiba mais aqui!

Lavagem do Cais do Valongo: No dia 27 de julho, a Praça Mauá, um dos mais importantes locais históricos do Brasil, localizada na região portuária do Rio de Janeiro, será o cenário da 13ª edição da Lavagem do Cais do Valongo. O evento, que ocorre neste sábado, celebra anualmente o reconhecimento do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, um título que destaca sua importância histórica e cultural > Saiba mais aqui!

Encontro e Momento Devocional sobre Racismo e Tolerância Religiosa: No dia 27 de julho, a Capela São Mateus será o local para um momento devocional seguido de um encontro promovido pela ComCausa, com discussões sobre o tombamento do Cais do Valongo e o legado de José Maria Pires > Saiba mais aqui!

Marcha Estadual das Mulheres Negras: No dia 28 de julho, às 10h, a ComCausa participará da Marcha Estadual das Mulheres Negras em Copacabana, evento que antecede a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver em Brasília, prevista para novembro de 2025 > Saiba mais aqui!

Alinhamento da Campanha “Jovem Fica Vivo” com Políticas Nacionais

A campanha “Jovem Fica Vivo” visa promover uma cultura de paz, destacando as virtudes da juventude e refletindo sobre as causas da violência. Com uma década de atividades, a campanha da ComCausa buscará alinhar-se com políticas nacionais voltadas para a promoção e defesa da juventude, com um foco especial nos jovens negros.

Em agosto, a ComCausa estará em Brasília para estabelecer um diálogo com o parlamento e os ministérios da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, da Cultura, da Mulher e Secretaria Nacional de Juventude. O objetivo é integrar suas ações às diretrizes governamentais, como o Brasil Sem Misoginia e o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que visa a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural.

Lavagem do Cais do Valongo acontecerá no próximo sábado (27)

Celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela