Reunião realizada nesta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, abre caminho para ampliar ações de redução de danos, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e acesso à saúde entre profissionais do sexo, pessoas em situação de rua e comunidades periféricas.
O CAIS ComCausa participou, nesta quarta-feira, 28 de outubro de 2026, de uma reunião com Lúcia Xavier, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), para discutir a aproximação institucional e o fortalecimento de ações de prevenção ao HIV/aids, enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e redução de danos. O encontro integra a estratégia da ComCausa de ampliar sua atuação territorial e construir caminhos de acesso à informação, ao cuidado e aos serviços públicos de saúde para populações em situação de maior vulnerabilidade social.
A partir desta semana, o CAIS ComCausa dará início a uma rotina de abordagens de rua, priorizando territórios com presença de profissionais do sexo e pessoas em situação de rua. A iniciativa pretende aproximar essas populações das políticas públicas de saúde por meio da escuta qualificada, orientação preventiva, acolhimento e encaminhamento aos serviços da rede pública.
A proposta também busca enfrentar barreiras que dificultam o acesso à prevenção e ao tratamento, especialmente o preconceito, a discriminação, a desinformação e as desigualdades que atingem moradores de periferias e pessoas historicamente afastadas dos serviços de saúde.
Redução de danos e cuidado nos territórios
As abordagens serão desenvolvidas dentro da metodologia de atuação do CAIS ComCausa, que articula acolhimento, defesa de direitos, redução de danos e inclusão social. A estratégia reconhece que o acesso à saúde não pode depender exclusivamente da procura espontânea por unidades de atendimento. É necessário construir vínculos de confiança, respeitar as diferentes realidades e levar informações e orientações diretamente aos espaços onde as pessoas vivem, trabalham e circulam.
Segundo o Ministério da Saúde, a redução de danos integra as estratégias de enfrentamento ao HIV, às ISTs e às hepatites virais. Suas ações buscam diminuir riscos, combater estigmas e ampliar o acesso à saúde, respeitando a autonomia e as necessidades de cada pessoa.
Nesse contexto, o CAIS ComCausa pretende fortalecer orientações sobre prevenção combinada, testagem, uso de preservativos, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP) e acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Outro encaminhamento da iniciativa será a intensificação da campanha de prevenção ao HIV/aids e às demais ISTs desenvolvida pela ComCausa, com a preparação de uma grande atividade para o dia 1º de dezembro, data que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
A mobilização deverá reunir ações educativas, orientações e articulações com organizações sociais e serviços de saúde. A programação detalhada, os locais e as instituições participantes ainda serão definidos. A atividade integrará a campanha Dezembro Vermelho, instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, que estimula ações de prevenção, assistência, promoção de direitos e enfrentamento à discriminação contra pessoas vivendo com HIV.
Juventude Solidária e articulação com municípios
Além das ações diretas do CAIS ComCausa, a iniciativa buscará envolver os programas e projetos da organização vinculados à Juventude Solidária, ampliando a participação de jovens, lideranças comunitárias e coletivos culturais na promoção da saúde e na defesa da vida. A proposta é estabelecer diálogo com as redes municipais de saúde dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro onde a ComCausa desenvolve suas atividades, especialmente na Baixada Fluminense.
A articulação pretende fortalecer o encaminhamento das pessoas atendidas, ampliar o acesso aos serviços de prevenção e estimular ações conjuntas de educação em saúde, considerando as particularidades de cada território. O envolvimento das juventudes também é considerado estratégico para combater a desinformação, enfrentar preconceitos e promover uma cultura de prevenção baseada no respeito, na autonomia e nos direitos humanos.
Levar o direito à saúde às periferias
A aproximação com a Secretaria de Estado de Saúde representa mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela ComCausa na construção de redes de proteção social e na ampliação das oportunidades de cuidado para populações que enfrentam dificuldades de acesso às políticas públicas. A iniciativa parte do entendimento de que a prevenção ao HIV e às demais ISTs precisa estar associada ao enfrentamento das desigualdades sociais, ao combate ao racismo, à LGBTfobia e às diferentes formas de violência e discriminação.Mais do que divulgar informações, o objetivo é aproximar pessoas dos serviços públicos, fortalecer vínculos comunitários e contribuir para que o direito à saúde chegue efetivamente às ruas, às comunidades e às periferias do Estado do Rio de Janeiro.
A proposta reforça o compromisso da ComCausa com a defesa da vida, o cuidado em liberdade e a construção de políticas públicas capazes de alcançar quem mais precisa, reconhecendo que informação, prevenção e acolhimento são direitos de todas as pessoas.
Leia também:
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________________
Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

______________________
Compartilhe: