Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação de Instrutores e Mentoria do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Nele, quem já foi parlamentar juvenil e alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre gestão pública, Poder Legislativo, democracia, direitos humanos e muito mais. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril e as vagas são limitadas.
Os encontros serão realizados de forma remota, de abril a setembro de 2021, e os participantes receberão um certificado de horas complementares pela Escola do Legislativo (Elerj). A definição do dia da semana e turno ocorrerá a partir das informações fornecidas pelos alunos no momento da inscrição. A ação tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação.
“O espaço de formação que foi pensado por meio da mentoria é fundamental para que a juventude do estado tenha mais ferramentas para uma análise crítica do contexto em que vivem e nesse sentido possam de alguma forma contribuir na construção de novos rumos para política e para a vida. Ganha o Estado, com cidadãos mais conscientes; ganha a juventude, com a oportunidade de se reinventar“ pontua Filipe Asth, gestor do Parlamento Juvenil.
A mentoria tem como objetivo formar os instrutores que irão capacitar os parlamentares juvenis de suas regiões e que serão eleitos para a próxima edição.
“O Parlamento Juvenil é um projeto que faz a Alerj e as políticas públicas para a juventude chegarem aos 92 municípios do Estado. Para além do que já vínhamos realizando, esse contexto de pandemia nos convocou a criar um novo instrumento que é a mentoria e o curso de formação política. Assim, além do protagonismo jovem que ansiamos, prepararemos essa juventude para os desafios que se avizinham, seja no processo democrático e político, nas lutas e causas, mas também no desafio do mercado de trabalho. O Parlamento Juvenil abre essa porta para a consciência, participação e interferência da juventude na sociedade”, relata o também gestor do projeto, o ex-deputado Wanderson Nogueira.
Na visão da deputada mais jovem da Casa, Dani Monteiro (Psol), a inserção desses jovens no cenário político é uma forma de tornar a realidade mais justa, solidária e menos desigual. “Assumi o parlamento aos 27 anos, após longa militância nos movimentos estudantis e sociais, o que apurou o meu senso de participação política como condição para as transformações que sonhamos para a nossa sociedade. Ao aproximar os jovens da política, o Parlamento Juvenil cumpre um papel essencial em nosso processo democrático e reforça em nós o senso de responsabilidade”, frisa a deputada responsável pelo projeto.
Para mais instruções sobre o curso é só acessar a página do Parlamento Juvenil nas redes sociais (@parlamentojuvenilrj no Instagram e “Parlamento Juvenil RJ” no Facebook). Clique aqui para se inscrever: https://bit.ly/2QNMVOt
SERVIÇO:
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
Mentoria do Parlamento Juvenil
Data: abril a setembro de 2021
Redes sociais: @parlamentojuvenilrj / “Parlamento Juvenil RJ”