Na próxima sexta, o maior atentado em uma escola do Brasil completará 12 anos e os familiares dos Anjos de Realengo farão uma homenagem às crianças de Blumenau, entre outros casos de violência, que tem sido cada vez mais recorrente em escolas no Brasil nos últimos anos.
No dia 07 de abril de 2011, um ataque ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. O agressor entrou na escola armado com duas pistolas e matou 12 estudantes e feriu outros 13 antes de cometer suicídio. O ataque chocou o Brasil e o mundo e trouxe à tona discussões sobre a segurança nas escolas e a saúde mental dos jovens.
Foi o mais letal atentado em uma escola do pais e “comoveu o mundo pois não era uma ‘cultura’ de violência nossa” – conta Adriano Dias, fundador da ONG ComCausa, que esteve na Escola Tasso da Silveira no dia do atentado e há 12 anos acompanha os familiares. “Lembro que era uma cena de filme de terror, a perplexidade das pessoas, o medo, as pessoas não acreditavam que aquilo tinha acontecido ali. Do lado da casa delas, com jovens amigos de seus filhos”.
Na ocasião, a então presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias pelo massacre e fez um emocionado pronunciamento. Já a banda U2 fez uma homenagem em um show em São Paulo, poucos dias depois, o vocalista Bono Vox pediu as luzes do estádio foram apagadas e, que todos acendessem isqueiros e celulares, e no telão circular surgiram os nomes das 12 crianças mortas. “É uma violência indiscriminada, de partir o coração. Se você tem crianças, você pensa sobre isso. Tentamos explicar o inexplicável e o inaceitável”, disse Bono sobre a tragédia.
Os anos se passaram e os casos de violência contra crianças continuam, seja a doméstica como nos casos do menino Bernardo Boldrini, ou como no de Henry Borel, entre tantos outros menos notáveis, pois foram das comunidades pobres paralelas de nossa sociedade.
Lembrança dos 12 anos dos Anjos de Realengo
Nesta sexta-feira, dia 07 de abril, a partir das 8h30 da manhã novamente haverá uma manifestação em memória dos 12 anos do pior atentado em uma escola do Brasil, mas também em haverá uma homenagem às crianças de Blumenau. Será na Praça dos Anjos de Realengo, Rua Jornalista Marques Lisboa 160 – Realengo, Rio de Janeiro – ao lado do Colégio Tasso da Silveira.
Mais informações (ComCausa) +55 21 96942-1505 ou 21 97937 8035.
Ataque na creche de Blumenau
O caso ocorreu por volta das 9h da ultima quarta-feira, na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blu. De acordo com a polícia, o homem de 25 anos chegou na escola em uma moto, pulou o muro e matou, aleatoriamente, quatro crianças com o uso de uma machadinha. Depois, o assassino saiu da unidade e se entregou em um Batalhão da PM.
Ao todo, quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas. As vítimas são Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabest da Cunha, de 4, Larissa Maia Toldo, de 7, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos. De acordo com a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, os feridos estão bem e tiveram alta na manhã desta quinta (06).
A polícia afirma que “crime foi um caso isolado e o assassino teria agido sozinho”. O homem que cometeu o ataque responderá por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificadas. Uma quinta criança se machucou durante a correria, mas foi liberada logo depois de ser levada ao hospital pelos pais.
| Portal C3 | Portal C3 Oficial