A audiência de instrução de Vanderson de Lima Moraes, acusado de tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, Daiane da Silva Santos, marcada para dia 17 de fevereiro de 2025 teve como desdobramento o pedido da defesa a solicitação de um exame psiquiátrico, o que pode retardar ainda mais o julgamento.
Durante a audiência remarcada, a defesa de Vanderson solicitou um exame psiquiátrico, o que pode retardar ainda mais o julgamento. Para a ComCausa, que acompanha o caso, esse pedido se configura como uma estratégia jurídica para postergar o processo.
“O pedido de exame psiquiátrico é um dos recursos mais utilizados pela defesa de agressores para atrasar o andamento do julgamento e, em alguns casos, até tentar reduzir a pena. Mas isso não muda o fato de que Vanderson estava plenamente consciente de seus atos quando atacou Daiane brutalmente”, destacou Adriano Dias, integrante da ComCausa que acompanha o caso.
Vanderson continua preso preventivamente, e a acusação segue firme na busca por justiça para Daiane e por uma condenação compatível com a gravidade do crime cometido.
Relembre o caso
Daiane e Vanderson tiveram um relacionamento de sete anos, marcado por conflitos e episódios de violência doméstica. Após a separação, os dois continuaram morando na mesma casa por cerca de dois meses, até que a situação se agravou. Em uma das discussões, Vanderson dopou Daiane com clonazepam, o que a levou a buscar proteção e sair de casa.
Ela se mudou para a residência da avó e registrou uma queixa na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Iguaçu. Com o apoio de policiais, conseguiu recuperar seus pertences na residência que dividia com Vanderson. No entanto, mesmo com as medidas protetivas, a ameaça persistiu.
Na semana em que a medida protetiva foi expedida contra Vanderson, ele a violou, perseguindo Daiane. No dia 30 de outubro de 2023, enquanto ela se dirigia ao trabalho, foi abordada pelo agressor, que estava de moto. Ele tentou convencê-la a reatar o relacionamento e a subir no veículo. Diante da recusa, Vanderson a atacou brutalmente, desferindo mais de 20 facadas contra ela.
Os golpes atingiram o tórax, o pescoço e as costas de Daiane, que tentou se defender, mas acabou caindo inconsciente devido à gravidade dos ferimentos.
Mais notícias
01 – Família pede doações de sangue para Daiane da Silva vítima de violência em Nova Iguaçu
02 – Caso Daiane: polícia prende suspeito de tentativa de feminicídio
03 – Caso Daiane: Audiência de tentativa de feminicídio adiada para fevereiro
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________

Compartilhe: