A ComCausa, em parceria com a Estácio de São João de São João de Meriti, lançará o Circuito Memória, Verdade e Justiça, a partir da semana de 1º de abril de 2025. O projeto tem como objetivo fortalecer o debate sobre os impactos da ditadura civil-militar (1964-1985) e suas consequências na sociedade atual, promovendo a reflexão crítica e a educação em direitos humanos.
Durante uma reunião entre representantes da ComCausa e a direção da Estácio de Meriti, incluindo Rai Gusmão e Otávio Torrão, foram definidos os detalhes do circuito. A programação incluirá palestras, debates, exibições audiovisuais e rodas de conversa, com a participação de especialistas, pesquisadores e ativistas de direitos humanos.

A ComCausa, que iniciou suas atividades em 2010, tem uma trajetória marcada pela preservação histórica. Em 2012, participou da Comissão Nacional da Verdade e realizou o Circuito Memória e História. Em 2013, ajudou a criar o Comitê Baixada de Memória, Justiça e Verdade. Mesmo diante do desmonte das políticas de memória após 2014 e da ascensão de grupos negacionistas, a entidade manteve sua atuação.
Em 2014, a ComCausa organizou a exposição “Ditadura e Baixada Fluminense”, que destacou a repressão do regime militar e sua conexão com a violência na região, além de celebrar a resistência de figuras como Dom Adriano Hipólito. Outra frente importante é a luta pelo reconhecimento e tombamento da Casa da Morte, em Petrópolis, um local de tortura durante a ditadura, que a entidade busca transformar em um centro de memória para alertar sobre violações de direitos humanos.
“Em um cenário político e social marcado por discursos que relativizam os crimes da ditadura e atacam as instituições democráticas, o Circuito Memória, Verdade e Justiça surge como uma proposta urgente e necessária. Ao reacender o debate sobre um dos períodos mais sombrios da história do Brasil, a ComCausa não apenas homenageia as vítimas do regime, mas também fortalece a luta por um futuro mais justo e democrático”, destaca Adriano Dias, idealizador do projeto.
Programação e objetivos
O circuito terá início na Baixada Fluminense, no campus da Estácio de São João de Meriti, com atividades abertas ao público. Mas o projeto incluirá exibições de filmes, rodas de debate e ações itinerantes em universidades, seccionais da OAB, espaços culturais e até nas ruas em várias cidades. O objetivo é fomentar a reflexão sobre os impactos da ditadura no presente, especialmente entre o público jovem, e enfrentar o negacionismo histórico.
O projeto busca apoio na Secretaria de Cultura do município e na Comissão de Direitos Humanos da OAB Meriti, reforçando a importância da iniciativa no cenário atual. A expectativa é que o projeto mobilize estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e comprometida com a justiça e a democracia.
A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais da ComCausa e da Estácio de São João de Meriti.
Leia também
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________

Compartilhe: