A Prefeitura de Duque de Caxias está propondo para levar a Ceasa para um espaço maior às margens da Rodovia BR-040. Atualmente a Central de Distribuição de Alimentos do Rio de Janeiro funciona, que funciona em Irajá desde 1974 em um espaço de aproximadamente 2 milhões de m² -, e recebe mais de 50 mil pessoas por dia.
A mudança não agradou, a Associação de Comerciantes da Ceasa do Rio de Janeiro, afirmou que a mudança seria um erro, pois prejudicaria as entregas de alimentos na capital. Argumentaram também que o trânsito no novo local proposto, a Rodovia BR 040 – ligação entre a capital e Petrópolis -, tem vários engarrafamentos todas as manhãs.
Segundo o prefeito de Caxias, Washington Reis, o novo local proposto seria com 3 milhões de m², e ficaria em um lugar de fácil acesso para caminhões. A proposta é também privatizar a operação do Ceasa.
A proposta de mudança do Ceasa está nas mãos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que deve emitir um parecer pela troca em breve, mas já divulgou que a decisão pela mudança não é uma atribuição do município de Caxias.
| Adriano Dias
Duque de Caxias, Ceasa