Na tarde desta sexta-feira (28), a Praça da Âncora, próxima à Praça XV, no Rio de Janeiro, foi palco de uma emocionante homenagem ao marinheiro João Cândido. Movimentos sociais e representantes do poder público se reuniram para prestar tributo ao líder da Revolta da Chibata.
O evento contou com um abraço simbólico à estátua de João Cândido e a vibrante participação de parte da bateria da escola de samba Unidos do Tuiuti, que este ano escolheu João Cândido como tema do seu samba-enredo.
https://twitter.com/ComcausaDh/status/1807052841606922340?t=0rLEWDm6nc1EufcZ7D-brw&s=19
Os movimentos presentes no evento reivindicaram o reconhecimento oficial de João Cândido como herói nacional e exigiram reparação para sua família, tanto de fato quanto de direito. Felisberto Cândido, filho do marinheiro, esteve presente e destacou a importância de manter viva a memória de seu pai.
Leia também: Rádio Senado dá voz a filho do Marinheiro João Cândido
Adriano Dias, jornalista e fundador da ONG Com Causa, também participou da homenagem. Ele ressaltou a importância da mobilização contínua pelo reconhecimento de João Cândido e expressou otimismo ao ver a união de pessoas de diferentes idades e gerações em prol dessa causa, mesmo diante das dificuldades e retrocessos sociais.
A homenagem reforça a luta por justiça e pelo reconhecimento daqueles que contribuíram significativamente para a história do Brasil, mas que ainda aguardam o devido reconhecimento e reparação.
Leia mais:
Visita ao futuro Museu do Marinheiro João Cândido reúne lideranças em São João de Meriti