I Conferência Participativa por um Plano de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara

Dia Estadual da Baía de Guanabara

No dia 21 de setembro, o Rio de Janeiro sediará um evento de grande relevância para o futuro ambiental da Baía de Guanabara. A “I Conferência Participativa por um Plano de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara na Década do Oceano (PRAI-BG, 2023-2030)” ocorrerá das 9h às 13h, com saída do Píer do Estaleiro Escola da Baía de Guanabara, localizado no Hangar Náutico da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Este evento marca a abertura da primavera e visa mobilizar a comunidade em torno de ações integradas e participativas para a recuperação da saúde ambiental da Baía de Guanabara. O encontro contará com uma programação diversificada, que inclui:

– Apresentação do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro (FIOCRUZ): Uma discussão sobre a saúde pública e ambiental nas comunidades do entorno da baía.

– Participativa por um Plano de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara na Década do Oceano (PRAI-BG, 2023-2030): Um convite à população para se envolver ativamente no processo de construção desse plano crucial para o futuro da baía.

– Oficinas de Educação Ambiental: Espaços para a conscientização e educação sobre a importância da preservação ambiental.

– Recolhimento do lixo plástico (lixo marinho): Uma ação simbólica e prática, envolvendo embarcações de pesca, canoas havaianas e barcos movidos a energia solar, que destacarão a necessidade de combater a poluição marinha.

– Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica: Atividade que reforça o compromisso com a recuperação da vegetação local e a mitigação dos impactos ambientais.

– Evento cultural: Um momento de celebração da cultura local, integrando arte e conscientização ambiental.

A conferência é organizada por várias instituições, incluindo a FIOCRUZ, NIES, e conta com o apoio de diversas outras organizações ambientais. A OSC ComCausa também marcará presença no evento, a ideia central é que a preservação e recuperação da Baía de Guanabara dependem da ação conjunta entre o poder público, a academia e a sociedade civil.

O evento é aberto ao público e pretende reunir pessoas de todas as idades, especialmente aquelas preocupadas com o futuro da Baía de Guanabara. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp no número (21) 96577-7049. Faça sua prévia inscrição na Barqueata (limite de vagas nos barcos de pesca), acesse: https://forms.gle/PUdjGEnKHM7xN7gC6

Esta conferência representa uma oportunidade única para os cariocas se unirem em prol de um objetivo comum: a restauração e conservação de um dos ecossistemas mais importantes do Brasil.

Veja também:

Seminário discute saúde, justiça climática e racismo ambiental nas favelas

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial