Mãe e padrasto são presos após morte de menino de 2 anos por maus-tratos

Menino Benjamin Leonel ComCausa Rede DH Caxias

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prendeu, nesta quinta-feira (16), a mãe e o padrasto do menino Benjamin Leonel, de apenas 2 anos, que morreu após sofrer maus-tratos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A criança foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lafaiete no dia 13 de janeiro com múltiplos hematomas pelo corpo e sintomas de desidratação severa, mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o menino apresentava sinais evidentes de violência, incluindo marcas no rosto e no tronco, além de um quadro clínico preocupante, com diarreia, sonolência excessiva e dificuldades respiratórias. Ao dar entrada na UPA, Benjamin foi encaminhado imediatamente para a sala vermelha, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser reanimado após uma hora de tentativas, mas sofreu uma nova parada minutos depois e faleceu.

Diante do estado da criança e das contradições no relato da mãe, a equipe médica acionou a Polícia Militar. Segundo informações do 15º BPM (Duque de Caxias), peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados para avaliar a situação e constataram indícios de agressão. Mãe e padrasto foram levados à 59ª DP (Duque de Caxias), onde o caso foi registrado inicialmente como homicídio qualificado praticado contra menor de 14 anos.

A morte de Benjamin Leonel reacende o alerta sobre a violência doméstica infantil e a necessidade de reforço nas políticas públicas de proteção à infância. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, casos de maus-tratos contra crianças têm aumentado nos últimos anos, evidenciando a urgência de um olhar atento por parte da sociedade e das autoridades.

Diante da brutalidade do caso, organizações como a ComCausa e o programa Crianças com Direitos se manifestaram com pesar, cobrando providências e ressaltando a importância de ações preventivas para evitar que tragédias como essa se repitam.

A investigação segue em andamento, e a Polícia Civil aguarda os laudos periciais para confirmar a causa da morte e levantar mais detalhes sobre o histórico de agressões sofridas pela criança. A mãe e o padrasto permanecem detidos e responderão pelo crime de homicídio qualificado.

Veja também:

Fale conosco! | Nos conheça

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *