A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio homenageou sete mulheres na primeira edição do Prêmio Glória Maria – Mulheres Afrolatinas Cariocas, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
“Não tem nada mais poderoso do que a força do exemplo. A Glória Maria ocupava um espaço muito especial. Quando trazemos a força do exemplo, o que queremos é inspirar os outros. As mulheres que estão aqui hoje são exemplos. São apenas algumas, tem próxima edição ano que vem. Mas é muito bom poder homenagear vocês com um prêmio que tem o nome de uma pessoa tão especial” – comentou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
As homenageadas foram escolhidas pelo trabalho desenvolvido, liderança e ações que contribuíram para a sociedade brasileira. O prêmio foi dividido por categorias, premiando Flávia Oliveira, Jurema Werneck, Dra. Liana Tito, Dra. Angela Borges Kimbangu, Dione Assis, Rafaela Bastos e DJ Tamy Reis. As filhas de Glória Maria, as jovens Maria e Laura também receberam uma honraria especial.
O Prêmio Glória Maria é uma das iniciativas da secretaria para celebração do mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento anual reforça a luta e resistência negra por sobrevivência e também é celebrado o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
https://portalc3.net/dia-nacional-de-teresa-de-benguela-e-da-mulher-negra-latina-e-caribenha/
Imagem de corpo: Beth Santos│Prefeitura do Rio