Cara de Porco, Disola, Desordem S.A. e Not Dead integram programação que também terá ação do Rock ComCausa pelo Setembro Amarelo e pelos 40 anos de “Pela Paz em Todo Mundo”
Nilópolis recebe no próximo sábado, 19 de setembro, mais uma edição do Desordem Fest, reunindo quatro bandas da cena independente no Bar Amarelinho, no Centro do município. A partir das 16h, sobem ao palco Cara de Porco, Disola, Desordem S.A. e Not Dead, em uma programação que combina música, circulação cultural, memória e mobilização social.Além dos shows, o festival receberá uma ação especial do Rock ComCausa, desenvolvida através do Juventude Rock pela Paz, projeto da ComCausa vinculado ao Programa Juventude Solidária.
A intervenção terá como eixos o Setembro Amarelo, com mensagens relacionadas à valorização da vida e fortalecimento das redes de cuidado, e uma homenagem aos 15 anos sem Redson Pozzi e aos 40 anos do álbum “Pela Paz em Todo Mundo”, lançado pelo Cólera em 1986.
A presença do Rock ComCausa transforma o festival também em espaço de diálogo sobre direitos humanos. A proposta é mostrar que debates sobre acolhimento, solidariedade, saúde, prevenção das violências e defesa da vida podem estar presentes nos locais onde as juventudes constroem suas próprias culturas e formas de convivência.
Quatro bandas movimentam a cena independente
O Desordem Fest reúne quatro nomes ligados à produção independente e reafirma a importância dos espaços locais para a circulação de bandas e formação de público.
A Cara de Porco integra a programação representando a força da produção autoral e da cena que se constrói fora dos grandes circuitos comerciais. Sua presença reforça o caráter coletivo de festivais que mantêm viva a circulação do rock independente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A Disola também participa da edição, ampliando a diversidade da programação e o intercâmbio entre músicos, produtores e público.
A anfitriã Desordem S.A. prepara um dos momentos simbólicos do festival. A banda deverá realizar uma jam em homenagem ao Cólera e a Redson Pozzi, com a execução de “Medo” e “Pela Paz”, duas músicas presentes no histórico álbum “Pela Paz em Todo Mundo”.
A Not Dead completa a programação, contribuindo para um encontro que aproxima diferentes trajetórias e gerações da cena punk e do rock independente.
O festival também evidencia a importância dos produtores, bandas e espaços que sustentam uma cena cultural construída principalmente de forma autônoma. Nesse circuito, locais como o Bar Amarelinho tornam-se pontos fundamentais para apresentações, encontros, formação de público e renovação da produção musical.
Quinze anos sem Redson Pozzi
A homenagem realizada pelo Rock ComCausa recupera a trajetória de Redson Pozzi, uma das figuras mais importantes do punk brasileiro e principal referência histórica do Cólera.
Redson construiu uma obra na qual a crítica social caminhou lado a lado com uma defesa explícita da paz. Liberdade, desigualdade, violência, humanidade, direitos humanos, fome e guerra atravessaram letras que ajudaram a estabelecer uma identidade própria para a banda.
Sua atuação demonstrou que o punk, além da contestação, poderia carregar uma profunda mensagem de solidariedade e defesa da vida.
Em 2026, sua morte completa 15 anos, momento que convida novas e antigas gerações a revisitar sua contribuição para a música independente brasileira e para uma cultura punk comprometida com valores humanitários.
Quatro décadas de um clássico: “Pela Paz em Todo Mundo”:
O ano de 2026 também marca os 40 anos de “Pela Paz em Todo Mundo”, lançado pelo Cólera em 1986. Com Redson Pozzi nos vocais e guitarra, Val no baixo e Pierre na bateria, o disco reuniu músicas que se tornaram referências da trajetória do grupo e ajudaram a consolidar o Cólera como um dos grandes nomes do punk brasileiro.
O próprio título sintetiza uma característica que atravessou a trajetória da banda: fazer uma música rápida, direta e contestadora sem abandonar uma mensagem de defesa da humanidade.
Quarenta anos depois, o conteúdo do álbum continua encontrando eco em questões presentes na sociedade brasileira, especialmente entre juventudes que convivem diariamente com desigualdades, violências e limitações de acesso a direitos. É justamente essa permanência da mensagem que levou o Rock ComCausa a inserir o disco dentro de sua agenda cultural e de direitos humanos.
Setembro Amarelo dentro do festival.
A exposição do Setembro Amarelo será instalada dentro desse ambiente de música e convivência. Em vez de separar a discussão sobre valorização da vida dos espaços culturais frequentados pelos jovens, a proposta do Rock ComCausa é realizar exatamente o movimento contrário: levar a mensagem de cuidado para os territórios onde as juventudes estão.
Shows, festivais, bares, praças, centros culturais e espaços comunitários podem funcionar também como lugares de informação, escuta, proteção e fortalecimento de vínculos. A ação buscará incentivar uma cultura de cuidado entre amigos, músicos, produtores, familiares e público, destacando a importância de perceber situações de sofrimento e fortalecer redes capazes de acolher e encaminhar quem necessita de apoio.
Juventude Rock pela Paz
Essa aproximação entre música, cultura independente e direitos humanos constitui a base do Juventude Rock pela Paz, coordenado por Gustavo Kuerten dos Santos Melo. O projeto integra o Juventudes.ComCausa, articulação desenvolvida dentro do Programa Juventude Solidária, e incentiva jovens a participarem diretamente da construção das atividades.
Eles atuam na produção, comunicação, mobilização e elaboração das pautas, transformando-se em protagonistas das iniciativas realizadas nos territórios. A presença no Desordem Fest também dá continuidade à trajetória do Rock ComCausa, iniciativa da ComCausa que historicamente aproxima a defesa dos direitos humanos das diferentes manifestações da cultura rock e punk.
Serviço
DESORDEM FEST
Data: sábado, 19 de setembro de 2026
Horário: a partir das 16h
Local: Bar Amarelinho
Endereço: Rua Frei Ludolf, 115 – Centro, Nilópolis/RJ
Bandas:
Cara de Porco
Disola
Desordem S.A.
Not Dead
Ação especial: exposição do Setembro Amarelo, homenagem aos 15 anos sem Redson Pozzi e celebração dos 40 anos de “Pela Paz em Todo Mundo”.
Juventude Solidária transforma cultura em participação
A participação no Desordem Fest faz parte de uma agenda mais ampla do Programa Juventude Solidária, desenvolvida pela ComCausa através do Juventudes.ComCausa e de seus diferentes projetos.
A iniciativa conta com parceria da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e busca ampliar espaços de protagonismo, formação e participação social das juventudes. No Juventude Rock pela Paz, os jovens não são apenas convidados para acompanhar as atividades.
Eles participam da organização, produção, comunicação e definição das ações, aprendendo e, ao mesmo tempo, interferindo diretamente na realidade dos territórios onde vivem e circulam.
A iniciativa se soma aos demais projetos do Juventudes.ComCausa, criando possibilidades de formação, convivência, produção cultural, participação comunitária e articulação de redes. A presença no Desordem Fest sintetiza essa proposta: fazer do Juventude Solidária uma presença concreta nos territórios e reconhecer a cultura independente como espaço de direitos, proteção das juventudes, construção de vínculos e defesa da vida.
Imagem de capa ilustrativa
Leia também
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________________
Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

______________________
Compartilhe: