São João de Meriti realiza sua 1ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa no dia 25 de maio

Combate a intolerâcia religiosa - Arquivo ComCausa

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, será palco de um importante ato em defesa da liberdade de crença e do respeito à diversidade espiritual: a 1ª Caminhada Meriti Contra a Intolerância Religiosa. O evento será realizado no dia 25 de maio, com concentração marcada para as 8h da manhã, em frente ao Caçula de Vilar dos Teles.

Organizada pelo Comissão de Direitos Humanos da OAB Meriti e pela Rede de Direitos Humanos e Saúde de São João de Meriti, a caminhada terá apoio da ComCausa e propõe um espaço de convivência pacífica entre diferentes expressões de fé. A mobilização convida os participantes a vestirem branco ou roupas que representem suas crenças religiosas, em um gesto simbólico de união e respeito.

Com o lema “Um encontro de Amor, Diálogo, Diversidade e Respeito”, a ação busca promover a cultura da paz e fortalecer o combate aos episódios de intolerância religiosa que, infelizmente, ainda afetam muitas comunidades em todo o Brasil. A proposta é mostrar que Meriti é uma terra de convivência harmônica entre religiões, tradições e povos.

Além da caminhada, o evento contará com a presença de representantes de diferentes segmentos religiosos, como o catolicismo, religiões de matriz africana, islamismo, espiritismo, judaísmo, hinduísmo, entre outros. A ilustração do cartaz da mobilização já traz a diversidade como marca, apresentando personagens com símbolos e trajes religiosos distintos, caminhando lado a lado.

“A iniciativa também reforça a importância do respeito às garantias constitucionais, como a liberdade religiosa e o direito à manifestação de fé, princípios assegurados pelo artigo 5º da Constituição Federal. A Caminhada Meriti Contra a Intolerância Religiosa é, portanto, um convite ao exercício da cidadania e à construção de uma sociedade mais justa, solidária e plural” – Afima Adriano Dias, da ComCausa, que auxililiara na convocação da atividade – “A participação de todos é fundamental para que a caminhada seja um marco na luta pela liberdade de crença e pela valorização da diversidade religiosa no município”.

A caminhada surge em um contexto alarmante de crescimento das violações por motivação religiosa no Brasil. De acordo com dados do Disque 100, o número de denúncias relacionadas à intolerância religiosa saltou de 1.184 em 2022 para 2.124 em 2023, e chegou a 3.853 em 2024 — um aumento de 81% em apenas um ano. As religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, continuam sendo os principais alvos, concentrando o maior número de denúncias registradas.

No estado do Rio de Janeiro, a situação também é preocupante, somente em 2023 foram registrados cerca de 3 mil crimes com motivação discriminatória envolvendo religião, raça, etnia, cor e nacionalidade. A Baixada Fluminense, que concentra o maior número de terreiros de religiões afro-brasileiras do estado, é uma das regiões mais afetadas. Um levantamento de entidades locais indica que cerca de 75% das casas de axé da Baixada já sofreram algum tipo de ataque, incluindo ameaças, depredações e incêndios criminosos. Em Duque de Caxias, por exemplo, mais de 170 terreiros foram forçados a fechar as portas nos ultimos anos em razão da pressão e intolerância religiosa promovida por grupos criminosos.

Plenária de Mobilização

Como parte da preparação, será realizada uma Plenária de Mobilização para a Caminhada Contra a Intolerância Religiosa no dia 25 de abril, às 17h, com o objetivo de articular coletivos, lideranças e cidadãos engajados na causa.

Local: Casa de Cláudia | Rua Maria Emília, 136, Centro – São João de Meriti

Imagem de capa ilustrativa.

Mais notícias

Fale conosco! | Nos conheça

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *