André Ceciliano apresentou propostas para geração de empregos em São Gonçalo e na região do Leste Metropolitano

O candidato ao Senado Federal pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), André Ceciliano, apresentou propostas para geração de empregos em São Gonçalo e na região do Leste Metropolitano. Na última sexta-feira (09), André Ceciliano esteve na cidade com Lula e Marcelo Freixo para um encontro com lideranças evangélicas.

André propõe a construção de um plano de industrialização para a região através da articulação dos governos estadual e federal. No documento, André lembra que São Gonçalo já foi considerada a Manchester fluminense, por conta do grande número de indústrias.

“Nas últimas décadas, a cidade tem passado por uma forte desestruturação. Hoje, a cidade tem 8 empregos privados formais para cada 100 habitantes, enquanto a região Sudeste tem 22 empregos privados formais a cada 100 habitantes”, justifica.

Outra proposta é a conclusão da refinaria de Itaboraí. “Existe um gasoduto que já está pronto para trazer o gás natural do pré-sal para Itaboraí. O que falta é concluir 10% da obra da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN)”, comenta o candidato.

Índices sociais

O Leste Metropolitano é composto pelos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Maricá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Tanguá. Juntos, eles têm mais de 2,1 milhões de habitantes e 1,5 milhão de eleitores.

Desses municípios, destacam-se os índices sociais de São Gonçalo e Itaboraí. De acordo com o IDEB/MEC para 1º ao 5º ano do ensino fundamental público, estes dois municípios estão na 1.639ª e 1.602ª posições, respectivamente, dentre 1.646 de toda a região Sudeste. Na Saúde, de acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal eles estão na 1.302ª e 1.031ª posições, respectivamente.

“É necessário, portanto, articular uma política de educação e saúde para esses dois municípios que os tirem dessa situação, mas o que tem ocorrido nessas duas cidades é que os recursos da privatização da CEDAE e do orçamento “secreto” da Câmara dos Deputados têm financiado ações eleitoreiras sem as obras e políticas sociais estruturantes que eles precisam”, critica André.

Entre 2019 e 2021, a receita municipal por habitante em São Gonçalo e Itaboraí cresceu, respectivamente, elevados 70% e 39%, já descontada a inflação.

Fonte: Andresenador133.com.br

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante da Pastoral da Juventude da Baixada e jornalista comunitário.