Nesta quarta-feira (30), Ronnie Lessa, ex-policial militar e réu confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, fez um pronunciamento surpreendente durante o julgamento em andamento. Lessa assumiu a responsabilidade pelo crime e expressou arrependimento, além de pedir desculpas às famílias das vítimas e à sociedade em geral. Ele afirmou: “A minha parte era R$ 25 milhões. Eu reconheço. Não tenho vergonha hoje de falar isso. Tirei um peso das minhas costas confessando o crime”. Durante seu depoimento de 2h30, ele descreveu detalhadamente como planejou e executou o duplo homicídio em março de 2018.
Segundo Lessa, ele teria sido contratado para o crime pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, político e deputado federal, respectivamente, ambos atualmente sem partido. Eles, no entanto, negam envolvimento na ação criminosa. A confissão de Lessa ocorreu dentro de um acordo de delação premiada, na tentativa de reduzir sua pena, e representa um dos pontos mais cruciais do julgamento, que também julga Élcio de Queiroz, acusado de auxiliar na execução do crime.
Lessa declarou ainda estar preparado para enfrentar as consequências e afirmou sua confiança na justiça: “Vou cumprir o meu papel até o final e tenho certeza absoluta que a justiça vai ser feita”. Esse julgamento é aguardado como um marco de justiça para as famílias e ativistas, que buscam respostas sobre o assassinato de Marielle Franco, símbolo de luta pelos direitos humanos e da população periférica.
O caso continua em julgamento, trazendo à tona discussões sobre as redes de violência e corrupção que permeiam o sistema de segurança pública no Rio de Janeiro.
Assista o julgamento ao vivo:
Leia também
Viúva de Anderson Gomes emociona ao desabafar sobre luto e a falta do marido
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________
Compartilhe:
