ComCausa terá extensa agenda em abril em defesa da vida, da memória histórica e da diversidade

Dez anos dos Anjos de Realengo

Ao longo de todo o mês de abril de 2025, a ComCausa estará envolvida em uma intensa e descentralizada programação de atividades que percorrerá diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Com uma atuação pautada na promoção da justiça social, dos direitos humanos e da cultura de paz, a organização reafirmará seu compromisso com a valorização da vida, a preservação da memória coletiva e a afirmação da diversidade religiosa, especialmente das tradições de matriz africana.

Neste ano, as ações terão ainda maior relevância simbólica por coincidirem com marcos históricos de grande impacto: os 20 anos da Chacina da Baixada Fluminense, os 61 anos do golpe civil-militar de 1964 e os 14 anos do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, ocorrido em Realengo. A agenda também dialogará diretamente com os esforços de mobilização para o reconhecimento e celebração do Dia da Baixada Fluminense, previsto para 30 de abril.

Sessão solene na Alerj abrirá oficialmente o Abril Verde
A abertura oficial da programação acontecerá na segunda-feira, 7 de abril, às 10h, com uma sessão solene no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Esta cerimônia será dedicada à valorização das religiões de matriz africana, contando com a participação de parlamentares, lideranças públicas, representantes de terreiros e de movimentos sociais.

O foco do evento será o enfrentamento à intolerância religiosa, tema que ganha força com a implementação do Plano Nacional de Liberdade Religiosa, lançado pelo governo federal em 2023. A presença da ComCausa reforçará sua atuação histórica na promoção do respeito à pluralidade de crenças e na defesa da liberdade religiosa como um direito fundamental.

Celebração em memória das vítimas do massacre de Realengo
Ainda no dia 7 de abril, representantes da ComCausa participarão de uma celebração religiosa em Realengo, em homenagem às 12 crianças assassinadas em 2011, no trágico episódio do massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira. A cerimônia reunirá familiares das vítimas, sobreviventes, lideranças comunitárias, profissionais da educação e apoiadores da causa — num gesto de memória viva, resistência e reafirmação do compromisso com a cultura da paz.

Articulações institucionais e diálogo com o poder público
No dia 8 de abril, terça-feira, a ComCausa dará continuidade à sua agenda com uma série de encontros institucionais voltados ao fortalecimento de políticas públicas e projetos voltados à juventude e aos direitos humanos. Às 10h, a organização estará na Câmara Municipal de Belford Roxo, em reunião com o vereador Igo Menezes, para tratar de propostas legislativas voltadas à juventude das periferias e à prevenção da violência.

Na sequência, às 11h30, representantes da ComCausa estarão no campus São João de Meriti do IFRJ, em reunião com o diretor Rodney Albuquerque, onde serão discutidas estratégias para a implementação da Educação em Direitos Humanos e ações de enfrentamento ao bullying.

Às 14h, a sede da ComCausa, localizada no centro do Rio de Janeiro, receberá a arquiteta e pesquisadora Isis Marciana, vinculada à UFRJ, para uma entrevista que compõe sua pesquisa de mestrado intitulada “Movimentos Baixada”, que investiga a atuação dos movimentos sociais na ocupação dos espaços públicos e na construção de políticas urbanas inclusivas.

Encerrando o dia, às 16h30, a ComCausa participará de uma reunião na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao lado de familiares de vítimas da violência, para debater ações de atenção às vítimas e a reformulação do projeto Acolher — uma iniciativa da própria ComCausa voltada ao suporte emocional, jurídico e social às famílias impactadas pela violência.

Lançamento do Circuito Memória, História e Verdade
Na quarta-feira, 9 de abril, às 17h30, será oficialmente lançado o Circuito Memória, História e Verdade, no campus da Universidade Estácio de Sá, em São João de Meriti. A iniciativa, coordenada pela ComCausa, tem como missão integrar cultura, memória e direitos humanos em uma agenda permanente de resistência e conscientização, com especial atenção aos 61 anos do golpe de 1964.

Durante o evento, será exibido o documentário “Você Pode Dar Um Presunto Legal”, que retrata a repressão e a violência de Estado na Baixada Fluminense, seguido de uma roda de conversa com estudantes, militantes e pesquisadores. A programação incluirá ainda a apresentação do Memorial da Chacina da Baixada, com apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.

Dida Bar é reconhecido como Patrimônio Cultural Gastronômico e Imaterial e recebe bênção inter-religiosa com participação da ComCausa
Na quinta-feira (10), o Dida Bar e Restaurante, a ComCausa estará presente na cerimônia da bênção inter-religiosa conduzida por Frei Tatá, representante da tradição cristã franciscana, e por Pai Jorge Guerreiro, sacerdote das religiões de matriz africana pelos 10 anos do Dida Bar como Patrimônio Cultural Gastronômico e Imaterial.

Colóquio discutirá racismo religioso e ancestralidade afro-brasileira
Na quinta-feira, 10 de abril, a ComCausa participará do II Colóquio Siso Itan Ati Akoko – Contando a História do Tempo, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica. O evento acontecerá das 13h30 às 18h30 e promoverá o intercâmbio de saberes entre mestres tradicionais, acadêmicos, lideranças religiosas e representantes da juventude afrodescendente.

O colóquio abordará temas como epistemologias afrocentradas, ancestralidade e enfrentamento ao racismo religioso. A programação será encerrada com o plantio simbólico da árvore akoko, elemento sagrado das tradições iorubás, simbolizando resistência espiritual, conexão com os ancestrais e luta política.

Debate sobre ditadura e repressão encerra programação em Meriti
A programação principal do Abril Verde será concluída na sexta-feira, 11 de abril, com nova exibição do documentário “Você Pode Dar Um Presunto Legal”, desta vez no campus Estácio de São João de Meriti. Após a sessão, será realizado um debate aprofundado sobre ditadura, repressão, violência institucional e a importância da construção de uma cultura de paz, com a participação de estudantes, comunicadores populares, ativistas e coletivos periféricos da região.

Gato Negro Pub será reinaugurado com celebração cultural
No sábado, 12 de abril, às 20h, a ComCausa participará da festa de reinauguração do Gato Negro Pub, em São João de Meriti. Com show da banda Gente Estranha no Jardim, o evento marcará o retorno das atividades de um dos principais espaços culturais alternativos da Baixada Fluminense. Parceiro da ComCausa, o Gato Negro Pub tem sido palco de atividades ligadas à defesa dos direitos humanos, à música independente e à liberdade de expressão.

Participação na Comissção de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados
A ComCausa também marcará presença na Jornada de Direitos Humanos 2025, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados. A organização será representada em uma mesa-redonda no dia 15 de abril, terça-feira, às 9h, no Plenário 9 da Câmara, com transmissão ao vivo para todo o país.

Preparação para o Dia da Baixada Fluminense
Encerrando o mês de abril, a ComCausa já articula, junto a parceiros institucionais e movimentos sociais, uma série de ações que culminarão na celebração do Dia da Baixada Fluminense, em 30 de abril. As atividades devem incluir exposições, rodas de conversa, intervenções culturais e lançamentos de materiais voltados à valorização da identidade e da história do território.

Compromisso permanente com a cidadania e os direitos humanos
Durante todo o mês, a ComCausa continuará mobilizando escolas, universidades, centros culturais e instituições públicas em uma ampla programação que reforçará os valores da justiça, da pluralidade, da dignidade humana e da não violência. A organização renovará seu chamado à memória ativa, à valorização da vida e à luta por uma sociedade mais justa e democrática, onde todas as pessoas possam viver com segurança, respeito e liberdade — especialmente nas periferias do estado do Rio de Janeiro.

Mais informações estão disponíveis pelo e-mail contato@comcausa.org.br, no perfil do Instagram ComCausa.DH e no PortalC3.oficial

Imagem acervo ComCausa | Colégio Tasso da Silveira.

Leia também

Fale conosco! | Nos conheça

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *