Baixada FluminenseDuque de Caxias

Inscrições para curso de literatura afro-brasileira Duque de Caxias

O curso “Quilombo Literário de Caxias” irá realizar uma oficina literária com o foco voltado para literatura e produção de textos afro-brasileiros. O projeto terá vagas limitadas, e poderão participar pessoas a partir dos 14 anos. As inscrições serão realizadas online e vão até este sábado (17/04).

Segundo a idealizadora do projeto, a professora Vanusa da Silva, os objetivos do curso são o aumento da visibilidade dos participantes pela escrita literária, além de estimular o estudo de obras literárias com caráter afro-brasileiro, e dessa forma, capacitar os participantes para criar uma nova perspectiva da visão literária afro-brasileira.

O curso será dividido em três módulos com os seguintes temas: literatura infantil, literatura infanto-juvenil e literatura para jovens e adultos. As aulas serão mediadas e dialogadas com aplicação de pedagogia de projeto, ou seja, orientações para a construção de textos em grupo a ser apresentados como avaliação final.

Os materiais da aula e exercícios serão enviados e discutidos via e-mail, haverá também comunicação por meio de outras mídias sociais, para possibilitar um atendimento rápido e preciso. Os encontros serão realizados aos sábados das 14h às 16h30 e às quartas pela plataforma escolhida pelo curso.

O curso disponibilizará aulas gravadas em vídeo, além de 1h30 para a realização das atividades propostas durante as aulas, que começam neste sábado (17) e vão até 19 de maio.

Para se inscrever no projeto “Quilombo Literário de Caxias”, acesse neste link:

O curso foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. A Lei prevê auxílio emergencial ao setor cultural, visando apoiar profissionais da área que sofreram com impacto da Covid-19. Entre os mecanismos de apoio estão editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

___________

Maria Fernanda

 

 

 

 

Maria Fernanda é graduanda em jornalismo pela UERJ e colaboradora da ComCausa.

Comunicando ComCausa

Projeto Ponto de Cultura e Mídia Livre da ComCausa.