A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) criou o Diploma Russell Philip Sheed, condecoração que será destinada a homenagear personalidades e instituições que reconhecidamente tenham contribuído para o crescimento, a divulgação e a promoção de religiões cristãs no Estado do Rio de Janeiro. A medida consta na Resolução 1.090/22, que foi promulgada pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta segunda-feira (04/07). A norma é de autoria do deputado Léo Vieira.
O diploma será concedido através de projeto de resolução, devidamente justificado e acompanhado de currículo do nome proposto. A condecoração será assinada pelo presidente da Alerj e pelo deputado autor do projeto de resolução. Os deputados poderão propor, em cada sessão legislativa, a concessão de até cinco Diplomas Russell Philip Sheed e, caso não atinja os limites previstos, poderá fazê-lo em sessões legislativas subsequentes.
O diploma é uma homenagem ao missionário e teólogo Russell Philip Sheed. Nascido na Bolívia, onde seus pais eram missionários entre os índios. Sheed completou seus estudos e graduou-se em teologia pela Wheaton College. Diplomou-se Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia.
Em 1962, transferiu-se definitivamente para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo. Shedd foi presidente emérito da Vida Nova e viajou pelo Brasil e exterior participando de conferências e ministrando em igrejas, seminários e faculdades de teologia. Era membro da Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão.
Via – Assembléia legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
| Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa